Meu INSS: Veja como cadastrar a senha de acesso

O Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) é uma autonomia do Governo
Federal responsável pelas contribuições e manutenções da Previdência
Social, dirigente dos serviços de APOSENTADORIAs, auxílios e pensões.

Com os avanços tecnológicos e as facilidades desenvolvidas com a
internet e Smartphones, favoreceu o contribuinte a realizar consultas e
agendamentos, sem a necessidade de dirigir-se até uma agência do INSS.

Porém, com a ausência de informações ao cidadão, diversos beneficiários
encontram dificuldades ao executar requerimentos ou efetuar o cadastro
de senhas na plataforma e aplicativo do Instituto.

Ocasionando, dificuldades para realizar ações na plataforma e aplicativo
do Meu INSS, além da impossibilidade de consultar os serviços como
FGTS e APOSENTADORIA, assim como o agendamento online da perícia
médica.

Como executar o cadastro de senha pela internet?
A priMEIra etapa para gerar uma senha no seu cadastro é acessar o site
ou aplicativo do Meu INSS , clicando na opção “Cadastrar Senha”, o
cidadão é redirecionado a preencher todas as informações de dados
pessoais, como o cpf, nome completo e número do celular.

Após o preenchimento correto, de todos os seus dados pessoais e a
confirmação de identidade no número, e-mail informado, o cidadão é
redirecionado a um banco de perguntas sobre o seu histórico trabalhista e
informações como antigos endereços e telefones.

Com o cadastro completo, é gerado automaticamente uma senha
temporária na página do INSS, essa senha, vai ser utilizada para o seu
priMEIro acesso ao Portal.

Após o login, preenchido com o cpf cadastrado e a senha temporária,
você garante acesso aos serviços e consultas do Meu INSS.

A alteração da senha pode ser efetuada diretamente, no Login ou na sua
página do Instituto, enfatizamos que é necessário o acesso ao e-mail e
telefone cadastrados anteriormente.

Quais serviços estão disponíveis no Meu INSS?
O aplicativo e site do Instituto, oferece a consulta e agendamento de
diversos serviços concedidos pela Previdência, como a APOSENTADORIA e
pensão por morte, além do requerimento para o auxílio doença, salário
maternidade e os extratos de pagamento e IR.

O contribuinte, também pode simular a APOSENTADORIA, visualizar os
benefícios disponíveis para o seu cadastro, assim como consultar o
calendário de pagamento para beneficiários e consultar ou recorrer a um
recurso.

Entretanto, reforçamos que a perícia médica e outros serviços como
entrega de documentos, continuam sendo exigidos presencialmente para a
comprovação de requerimentos, na data estabelecida entre a autarquia e
requerente.

Ao enfrentar dificuldades ou encontrar divergências no cadastro e
informações apresentadas na plataforma, o contribuinte deve contatar
imediatamente o INSS, através do telefone 135, informando as indevidas
referências.

Como acompanhar uma solicitação de benefício?
Sim! Como citamos acima, o espaço online do Meu INSS permite o
agendamento e a consulta de todos os seus requerimentos de serviços
oferecidos pela Previdência Social. Para acompanhar a solicitação de um
benefício é utilizado a mesma senha e informações inseridas no cadastro.

Ao confirmar o seu Login, você pode visualizar os benefícios e solicitações
atribuídas ao seu cpf, além de poder, acionar um recurso diretamente no
site do INSS. Lembre-se de verificar o dia e horário informado pela sua
agência para deferir o requerimento.

Enfatizamos que qualquer solicitação pode ser executada através do site
online, além da APOSENTADORIA, o salário-maternidade, a pensão
microcefalia e o benefício assistencial estão disponíveis na plataforma.

Posso agendar minha perícia pelo aplicativo?
O serviço de perícia médica e prova de vida presencial ou domiciliar,
também está com agendamento disponível, através da agência digital.
Com o cadastro efetuado, o beneficiado garante a sua consulta sem a
necessidade de encaminhar-se até uma agência física.

Contudo, lembramos que os serviços de perícia médica, ainda precisam
ser avaliados presencialmente com o médico responsável da sua agência.

Caso o beneficiário possua comorbidades para dirigir-se até um INSS, é
importante entrar em contato através do 135, para solicitar a perícia ou
prova de vida domiciliar.

O Meu INSS vai funcionar durante a pandemia do
Coronavírus?

O aplicativo e site do INSS, continuam prestando seus serviços
normalmente, com consultas e agendamentos disponíveis online, porém,
pelo isolamento social, provocado pela Covid-19, no momento as agências
físicas não estão em funcionamento.

Até o presente momento, o INSS, ficará fechado durante 120 dias a partir
do decreto publicado dia 20 de março de 2020, todos os serviços com
exigências presenciais estão suspensos por 4 meses, podendo ser
efetuado prorrogação a qualquer momento.

No entanto, com as atualizações efetuadas constantemente pelo Governo
Federal, perícias médicas e prova de vida podem ganhar um aplicativo
digital para os seus requerentes, qualquer informação será divulgada no
nosso blog e canais oficiais.

Conteúdo original ConsuPrev | 13/03/2020.

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