Tudo que você precisa saber sobre as máquinas de cartão

As maquininhas de cartão vem substituindo cada vez mais o dinheiro em cédula nos dias de hoje, ou seja, as pessoas estão preferindo fazer pagamentos em cartão de crédito ou débito, por conta da praticidade e também para evitar algum tipo de prejuízo.

Um terminal eletrônico é indispensável para fazer essas transações, e o uso dessas maquininhas vem em uma crescente gigantesca. Para os lojistas então esse equipamento é fundamental para suas vendas e para facilitar a vida de seus clientes, além de contribuírem de uma maneira geral para a segurança da loja, pois com uma maquininha de cartão seu dinheiro vai direto para a conta e não precisa guardar cédulas em dinheiro na loja.

Para se ter uma máquina de cartão, as operadoras desses equipamentos cobram taxas de retenção na sua venda que variam de 2% até 6% dependendo da operadora escolhida, isso em cada transação que é realizada em sua máquina. Existem alguns tipos de modelos que podem ser vantajosos, pois fazem a transferência do valor da venda logo depois de alguns minutos para sua conta.

Modelos Mobile
As maquininhas com o modelo Mobile são muito tentadoras em se adquirir pela quantidade de vantagens que vem incluído em seu pacote, mas se o comerciante ou a pessoa que deseja ter essa maquininha fazer poucas transações, esse equipamento não é muito interessante, pois as taxas de retenção de venda podem sair caras demais.

Na maioria dos modelos de máquina de cartão, as taxas para quem passa o cartão no débito por exemplo é bem mais baixa, mas que no crédito podem aumentar aos poucos, dependendo o número de parcelas que o cliente decidiu parcelas as suas compras.

Para adquirir uma maquininha de cartão não importa se você é uma pessoa física ou jurídica, na maioria dos casos os requerimentos para contratar um serviço de aluguel de máquinas de cartão é necessário somente uma conta corrente, na maioria das empresas não é feito uma avaliação de crédito, ou seja, qualquer pessoa pode contratar o serviço, mesmo aquelas que estão com o nome nas operadoras de crédito SPC e Serasa.

Algumas observações sobre o uso de máquinas de cartão
Quando decidir fazer a adesão de uma máquina de cartão procure sempre saber sobre as taxas, aluguel e o prazo de recebimento das maquininhas, além disso é necessário também verificar as bandeiras que a maquininha aceita como pagamento, sendo que as mais usadas são a VISA e Master, a bandeira ELO somente alguns modelos específicos de maquininha aceitam essa bandeira. 

Lembre-se também que nas vendas de credito e debito, você não recebe o dinheiro de imediato, por isso é importante ficar atento em seu capital de giro, dando uma atenção especial as vendas no crédito.

Na maioria das maquininhas de cartão a venda no débito demora um dia para cair na sua conta e as vendas no crédito depois de 30 dias, tbm existe a opção de adiantar as vendas que você tem a receber, mas é cobrado uma taxa de adiantamento que varia dependendo a operadora da máquina de cartão de crédito que você contratou;

Apresentando o documento
Outro ponto importante no uso das maquininhas de cartão, é que obrigatoriamente é necessário pedir o documento do cliente para comprovar com o seu cartão, isso porque na hora de assinar o contrato com a operadora de máquinas de cartão está estipulado que a operadora pode cancelar a sua venda se não for comprovado que o cliente é ele mesmo, ou seja você pode ter prejuízos sem a confirmação dos dados dos clientes.

Negociando suas taxas
Para que você consiga negociar as taxas com as operadoras de máquinas de cartão, é necessário que você leve dados que comprovem a sua solidez no mercado, e que mostrem o potencial de seu negócio, como a quantidade de transações que a sua empresa realiza com uma maquinha de cartão e o faturamento mensal de seu negócio. 

Além disso suas condições podem melhorar dependendo o número de máquinas que você deseja contratar ou quantos pontos de vendas você possui. Nunca deixe de negociar a taxa de retenção nas vendas, além de tentar de alguma forma diminuir o valor do aluguel de sua máquina.

Fonte: www.jornalcontabil.com.br | 14/05/2020.

Parceiros / Clientes

site desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)
Capital Cobranças  |  Rua General Liberato Bitencourt, 1885 – Sala 501 - Bairro Estreito
Florianópolis, SC - Fone 048. 3027 6600