Quais são as oportunidades de carreira na área contábil?

A área contábil é muito ampla e há inúmeras formas de atuação nos mais diversos setores. Se você quer conhecer um pouco mais sobre o que essa profissão tem para te oferecer, continue lendo esse artigo, pois contaremos para você todas as nuances do setor contábil.

Fique atento e saiba quais áreas você pode atuar dentro da  profissão de contador.

O curso de ciências contábeis é muito procurado?

Essa é uma pergunta muito frequente entre os profissionais que desejam atuar na área contábil. A resposta é sim!

O curso de contábeis é o quarto em números de matrículas de todo o Brasil, perdendo apenas para direito, administração e pedagogia. Mas você pode estar se perguntando: se ele é um dos mais procurados, não deve ter muito espaço para atuação.

A verdade é que não é bem assim. Para você entender a procura por esses profissionais, em uma pesquisa rápida que realizamos no Linkedin, encontramos mais de 1 mil vagas disponíveis na plataforma. Para se candidatar para essas vagas, uma dica é ter um perfil bem atualizado nessa rede social, pois muitas empresas têm contratado por esse canal.

Como e onde atuar na área?

A primeira coisa que você precisar pensar é em qual área deseja atuar: pública ou privada, porque, dessa forma, você poderá focar toda a sua energia na área correta.

Então, antes de tudo, desenhe a sua carreira e entenda qual é o segmento que você mais se identifica. Mas uma dica muito bacana é testar as áreas e ver qual se encaixa mais no seu perfil.

Áreas de atuação na contabilidade privada

Nesse segmento, você pode atuar em empresas ou escritórios, como auxiliar contábil, analista contábil, assistente contábil, controller, que é mais gerencial. Normalmente, no privado, a carreira começa em escritório ou empresa, muitas vezes, como estagiário.

Nesta área, você pode ter um contrato intermitente, ser funcionário CLT, abrir seu próprio negócio e também atender um nicho específico, que é muito bom também, pois você se especializa em determinados segmentos.

Áreas de atuação na contabilidade pública

No setor público, você pode exercer atividades em âmbito municipal, estadual e federal em vários órgãos, como tribunal de justiça, prefeitura, etc.

É possível trabalhar como contador, coordenador e auditor. De um modo geral, é um setor para quem busca estabilidade. Lembrando que não necessariamente você entrará na área pública por meio de concurso, é possível ingressar nesse setor por indicação para cargo em comissão.

Área de auditoria

O profissional que atua nesse segmento será responsável para verificar a exatidão das informações contábeis, de forma interna e externa. Uma dica é começar a carreira como trainne. Conheça as empresas de auditoria, como a Big Four, como a Deloitte, Price WaterhouseCoopers, Ernstÿoun e KPMG.

Mas não se esqueça que, para ser contador, é preciso passar no exame de suficiência e, se quiser ser auditor, precisará ser aprovado no exame de qualificação técnica. Nessa área, você pode ser um auditor contrato por uma empresa ou um auditor independente.

Área de perícia contábil

Nesse setor, o profissional fará análises e conferências de documentos fiscais e tributários de forma a certificar se eles são verdadeiros ou não. As áreas de atuação são judiciais e extrajudiciais. Para ser perito, você precisará passar no exame de qualificação técnica.

Área de consultoria

Nesse caso, o profissional mostrará o caminho ao cliente, apresentando soluções diversas. Você pode trabalhar como autônomo ou em empresa de consultoria. Uma dica bem bacana é focar em uma área para se tornar um consultor mais direcionado e nichado.

Professor de contabilidade

Você pode atuar dna área de educação tanto no setor público quanto no privado. É possível ser professor de ensino superior, porém, o requisito mínimo é ter pós-graduação, cursos de mestrado pode ser exigido e o doutorado é algo muito desejado pelas instituições nessa área.

Lembrando que não necessariamente você precisa de todos esses títulos. Você pode ser professor de cursinho, empresas de treinamento ou dar cursos online.Vale ressaltar que existem muitas outras áreas na contabilidade, sendo que essas são apenas algumas dessas oportunidades.

Para concluir as dicas, faça testes, networking, fale sempre o que você deseja para as pessoas, participe de cursos online, lives e siga profissionais que são referências no mercado.

A área contábil é muito ampla e há inúmeras formas de atuação nos mais diversos setores. Se você quer conhecer um pouco mais sobre

Fonte: Jornal contábil - 25/05/2020

Parceiros / Clientes

site desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)
Capital Cobranças  |  Rua General Liberato Bitencourt, 1885 – Sala 501 - Bairro Estreito
Florianópolis, SC - Fone 048. 3027 6600