INSS começa a notificar segurados para cumprirem novas exigências

O INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) começou a notificar desde a última quarta-feira (15) os seus segurados que fizeram algum requerimento e que consta algum tipo de exigência. A notificação é feita automaticamente e aparecerá na tela do seu smartphone caso tenha o aplicativo Meu INSS instalado.

O INSS começou a entrar em contato com segurados que precisam cumprir algumas exigências, por meio de ligações da Central 135. O segurado que receber a ligação será informado da pendência no requerimento e deverá enviar a documentação pelo Meu INSS, disponível em site ou aplicativo.

Aproximadamente 325 mil segurados devem ser notificados. Além da notificação pelo aplicativo e pela central 135, aproximadamente 300 mil segurados deverão receber um SMS com as orientações necessárias sobre como preencher o envio da documentação.

Antes de você enviar qualquer documentação certifique-se que você está num canal oficial do INSS e evite golpes contra você!

O segurado que tiver alguma pendência deve enviar a documentação o mais rápido possível, para que o INSS possa concluir a análise do requerimento.

Cumprimento das exigências do INSS

Pelo site Meu INSS ou aplicativo, é possível cumprir todas as exigências, ou seja, apresentar qualquer documento solicitado para conclusão do requerimento.

Ao acessar o Meu INSS, basta selecionar a opção “agendamentos/solicitações”, localizar o seu processo, clicar em seguida no desenho de uma lupa para detalhar o requerimento e então clicar na opção “cumprir exigência”.

Se for preciso incluir documentos digitalizados ou fotografados, é necessário clicar em ‘anexar arquivo’. Cada documento pode ter, no máximo, 5 MB. Para enviar, basta clicar em ‘anexar’ e escolher o arquivo a ser enviado. 

Se for preciso incluir mais documentos, é só repetir o procedimento anterior. Assim que anexar todos os documentos necessários, deve-se clicar em ‘confirmar’. É possível, ainda, escrever um esclarecimento sobre a exigência para auxiliar a análise do INSS, no campo “responda aqui”.

Verificando que está tudo certo, finalize o processo clicando em “enviar” e verifique se os documentos aparecem como enviados. Feito isso, basta aguardar a analise do processo. Qualquer novidade sobre o seu requerimento é informada por e-mail, SMS, ou pelo Meu INSS.

Fonte: JornalContabil | 17/07/2020

Parceiros / Clientes

site desenvolvido pela TBrWeb (XHTML / CSS)
Capital Cobranças  |  Rua General Liberato Bitencourt, 1885 – Sala 501 - Bairro Estreito
Florianópolis, SC - Fone 048. 3027 6600