Precificação dinâmica: Saiba o que é e como funciona

Você conhece a precificação dinâmica? Essa ferramenta pode ajudar a manter a competitividade do seu e-commerce e trazer um retrato confiável sobre a realidade do setor no qual você atua e sobre a postura da concorrência.

Com a facilidade de pesquisa de preços por meios digitais, é extremamente importante manter os seus produtos dentro de uma margem aceitável.

Além disso, garantir a entrega dentro do prazo e um atendimento de qualidade.

Quer entender melhor como funciona essa precificação? Continue a leitura!

O que é precificação dinâmica?

A formação de preço considera algumas variáveis, que explicam a diferença de valores entre uma loja e outra.

São elas:

  • oscilações de mercado;
  • aumento do preço da matéria-prima ou dos fornecedores;
  • cenário econômico;
  • oferta e demanda do momento atual.

Porém, se há uma diferença de preço muito grande entre um estabelecimento e outro, sendo que foi fabricado com a mesma matéria-prima e com o mesmo padrão de qualidade, temos um problema que pode prejudicar a loja que trabalha com o preço mais alto.

Não se esqueça de considerar que outros aspectos também influenciam, como presença da marca, embalagens etc.

Estamos nos referindo, portanto, a itens realmente iguais.

Para evitar esse problema, pode ser aplicada a precificação dinâmica.

Mas o que é isso?

Ela surge como uma estratégia para adaptar o valor de produto para a margem trabalhada pelo mercado.

Alguns sistemas fazem esse ajuste automaticamente, com base na comparação da mesma oferta feita por outros estabelecimentos, otimizando o processo.

Não confunda com a precificação inteligente! Essa última utiliza uma base maior de dados para compor a oferta, e exige um conhecimento mais aprofundado de algoritmos e análises estatísticas.

Como aproveitar essa facilidade?

Com a precificação dinâmica, a sua loja online consegue manter os preços dentro de uma margem coerente — mas apenas isso não é o suficiente para o sucesso do negócio.

É importante pensar de maneira estratégica, aproveitando essas informações para pensar em ações capazes de destacar o seu e-commerce.

Criar promoções capazes de atrair um novo grupo de clientes ou, até mesmo, aproveitar uma queda ou alta geral nos preços para evidenciar as políticas da sua loja virtual são maneiras de usar essas informações em benefício da empresa.

Procure não limitar o uso da precificação dinâmica para acompanhar as nuances do mercado, mas para usar esses dados com inteligência.

Quais as vantagens que a precificação dinâmica traz?

Para que você entenda ainda mais por que vale tanto a pena apostar na precificação dinâmica, reunimos aqui alguns benefícios que essa prática pode proporcionar.

Aumento da margem de lucro

Com a precificação dinâmica, é possível acompanhar mais rapidamente as oscilações de preço dos concorrentes.

Ao descobrir que as outras lojas do setor em que você atua estão vendendo o mesmo produto a um valor um pouco mais alto, você pode acompanhar essa tendência e elevar um pouco também o seu produto — sem medo de perder espaço para a concorrência.

Assim, é possível aumentar a margem de lucro e ganhar um pouco a mais.

Só é importante ficar atento para não subir demais o preço e acabar prejudicando a imagem da empresa, perdendo a confiança dos clientes.

Outra aplicação interessante é a criação de demandas para produtos que estão parados no estoque.

Ao reduzir o valor deles, é possível provocar uma busca na sua loja, reduzindo assim o volume de itens parados e os movimentando para aumentar o faturamento e o lucro.

Possibilidade de montar um histórico dos concorrentes

As flutuações de preço ocorrem com certa frequência, mas o acompanhamento permitido pela precificação oferece a oportunidade de montar um histórico dos concorrentes.

Assim, é possível avaliar em quais ocasiões os ajustes nos produtos ocorrem e os impactos das mudanças no mercado.

Esse histórico é extremamente importante para compreender o comportamento no setor e para estruturar estratégias de venda e de marketing.

Sabendo, por exemplo, que em abril os seus concorrentes aumentam o preço, você pode manter o valor baixo e fazer uma boa divulgação em cima disso, atraindo novos clientes.

Automatização do benchmarking

O benchmarking consiste na pesquisa dos concorrentes, a fim de compreender as melhores práticas.

Nesse processo, a comparação de preços também é realizada.

Com a precificação dinâmica, é possível fazer esse acompanhamento de maneira mais sólida e rápida, conseguindo identificar ameaças e oportunidades a tempo.

Aliada à observação de outros aspectos dos concorrentes, você conseguirá criar diferenciais realmente interessantes e atrativos em seu e-commerce.

Utilização de estratégias combinadas

Para uma boa estratégia de marketing, é preciso investir em divulgação e, ao mesmo tempo, em preços que permitam que o seu negócio seja um forte concorrente.

A partir da precificação dinâmica, sua empresa pode investir no uso de e-mail marketing ou em retargeting em tempo hábil.

Como o meio digital é extremamente dinâmico, essa ferramenta ajuda a sua empresa a manter ofertas realmente boas e capazes de atrair clientes.

Compreensão do comportamento do consumidor

A precificação dinâmica não fala só sobre o comportamento da concorrência.

Seu uso também ajuda a entender como os clientes lidam com a flutuação de preços e o que pode ser feito para driblar possíveis resistências ou movimentos de retração no consumo.

Com esse acompanhamento, é possível observar as promoções que surtem mais efeito, a sazonalidade de alguns produtos, como o aumento impacta não só no volume de vendas, mas também, na repercussão das lojas nas redes sociais, por exemplo.

Ao observar o negócio como um todo, é possível obter diversos insights que vão ajudar na criação de campanhas mais efetivas e a superar momentos de crise ou de baixa nas vendas.

E você, já teve algum contato com a precificação dinâmica? Vale a pena considerar o uso no seu negócio, aproveitando todas as vantagens que ela oferece.

De quebra, obtendo uma grande oportunidade de promover o crescimento da sua loja online de maneira consistente.

Fonte: JornalContabil | 22/07/2020

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